Microagulhamento com drug delivery

microagulhamento com drug delivery tratamento capilar dra. telma giordani

O microagulhamento com drug delivery consiste na utilização de um rolo com diversas microagulhas que injetam substâncias diretamente no couro cabeludo para tratar a queda dos fios.

O que é microagulhamento com drug delivery?

Uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento de diversos tipos de alopecias e queda de cabelo, o microagulhamento com drug delivery consiste na utilização de microagulhas no couro cabeludo, para facilitar a penetração de medicamentos, cremes e loções para tratamento capilar, potencializando assim seus efeitos.

Como é realizado o microagulhamento com drug delivery?

Antes do início do tratamento, o paciente passa por uma avaliação médica para determinar as causas da queda de cabelo, o grau da queda e os objetivos do paciente. Com esses dados, o médico estabelece os medicamentos e ativos mais adequados para serem usados no microagulhamento, chamados de drug delivery.

O médico então usa um rolo com cerca de 200 microagulhas, feitas de aço cirúrgico ou titânio e mais finas que um fio de cabelo, para provocar diversas perfurações mínimas no couro cabeludo. Esses furinhos minúsculos vão aumentar a vasodilatação e estimular a formação de colágeno. Durante o processo, as substâncias determinadas pelo médico serão aplicadas diretamente no couro cabeludo por conta dos pequenos orifícios provocados pelas agulhas, fazendo com que os ativos atuem com mais efetividade e rapidez no organismo, potencializando seus efeitos.

O que é drug delivery?

Drug delivery é uma técnica que potencializa e auxilia a penetração de ativos no corpo, rosto e couro cabeludo, dependendo dos objetivos. O drug delivery pode ser aplicado com injeções, microagulhamento ou laser.

Para cada parte do corpo e para cada objetivo e tratamento, são usadas substâncias próprias, que terão seus efeitos acelerados e potencializados através das técnicas de aplicações.  

A camada mais superficial da pele, chamada de estrato córneo, é a mais importante barreira e o limitante na penetração dos princípios ativos. Especialistas afirmam que apenas 0,03% de um produto aplicado na pele consegue chegar nas camadas mais profundas. Assim, as perfurações realizadas para o drug delivery ultrapassam essa barreira natural, entregando as substâncias mais profundamente e de forma concentrada.

Além disso, o drug delivery oferece um benefício extra de estimular a produção de novas fibras de colágeno e elastina.

O microagulhamento dói?

Devido à espessura e comprimento das agulhas, que são curtas e mais finas do que um fio de cabelo, o microagulhamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes. Quando há desconforto, ele é mínimo e dura somente no momento da aplicação das agulhas.

Quais substâncias são usadas no microagulhamento capilar?

Os ativos usados no microagulhamento com drug delivery para tratamento capilar variam conforme o paciente, dependendo da causa da queda de cabelo, do grau da queda e dos objetivos do paciente. O médico pode usar substâncias que irão atuar na produção hormonal, que irão fortalecer os fios, nutrir o couro cabeludo ou apenas frear a queda. Tudo depende de uma avaliação prévia do paciente.

Cuidados pós-sessão

É necessário que o paciente tome alguns cuidados com o couro cabeludo após cada sessão de microagulhamento com drug delivery. As recomendações serão determinadas pelo médico conforme o caso, mas o principal cuidado é evitar a exposição ao sol, evitar esforço físico e ingerir bastante água para manter a hidratação corporal.

Qual o valor do microagulhamento com drug delivery?

O valor do microagulhamento é determinado após uma avaliação médica, para saber as causas da queda, verificar o grau de perda dos cabelos e determinar os objetivos do tratamento. Somente após essa avaliação o médico poderá decidir as substâncias mais adequadas para cada caso e o número de sessões, o que irá determinar o valor do tratamento.

Open chat