Queda de cabelo no outono

Na imagem uma mulher branca está de costas, ela segura cinco folhas de árvores como se estivessem prendendo seus cabelos loiro escuros. Sua blusa possui mangas longas e é amarela. A paisagem ao fundo está desfocada e é composta por árvores e grama.

Alguma vez você já ouviu falar que o cabelo cai mais no outono? Por mais que essa pareça ser uma crença popular, isso realmente acontece. O principal motivo é a mudança brusca no clima: da umidade e altas temperaturas do verão, para o ar seco e frio do outono. Quer saber como evitar a queda e manter seus cabelos fortes e saudáveis nessa estação? Então confira o artigo que preparamos!

Por que os cabelos caem mais no outono?

O couro cabeludo é uma área muito exposta e, portanto, suscetível às mudanças no clima. Durante a troca de estações, esse impacto tende a ser maior, em especial na transição entre sazonalidades frias e quentes.

A composição dos cabelos é feita por duas proteínas principais, a queratina e a melanina. Durante o verão os dias costumam ser mais ensolarados, e quando o couro cabeludo é exposto a essa luz, produz mais melanina. Já durante as estações frias, os dias são mais curtos e nublados, prejudicando a produção da proteína. Dessa forma, o crescimento capilar é prejudicado e os cabelos podem tornar-se mais quebradiços e propensos à queda.  

Ainda que a exposição solar possa auxiliar na manutenção da saúde dos fios, quando ela se dá de forma exagerada e desprotegida, pode ser prejudicial. Ao expor os cabelos à radiação UV, o organismo induz o couro cabeludo a entrar na fase telógena (de queda).

O crescimento dos cabelos passa por ciclos e a fase de queda é normal, mas as condições climáticas podem adiantar esse processo. Em geral, costuma-se perder entre 100 e 150 fios de cabelo por dia; já na fase telógena, essa quantidade pode saltar para 600 fios ao dia.

Como prevenir a queda de cabelo no outono?

Alguns hábitos adotados nas estações mais frias propiciam a queda dos cabelos. Entendê-los pode auxiliar na prevenção dessa situação que pode ser tão incômoda.

Evite banhos muito quentes

Durante o outono é normal elevar a temperatura da água do banho, porém isso pode aumentar a queda dos cabelos. A água quente irrita o couro cabeludo e pode levar ao ressecamento ou à produção excessiva de óleo.

O ressecamento ocorre devido à redução nos óleos naturais que protegem o couro cabeludo. Já a oleosidade se dá pelo efeito rebote. Esse é um mecanismo de defesa do organismo, que ao perceber uma maior perda de hidratação nos fios, produz óleo de forma exagerada. Assim, há maior propensão para o surgimento de caspa e até mesmo da dermatite seborreica.

A melhor saída é a preferência por banhos mais curtos, mantendo a temperatura da água o mais baixa possível.

Utilize secadores com moderação

Com a predominância do frio, os cabelos demoram mais a secar e a tendência é de que o uso de secadores seja mais frequente no outono do que no verão. Assim como a água, é preciso estar atento à regulagem do seu secador.

Quando a temperatura do aparelho ultrapassa os 80ºC, pode levar ao ressecamento e enfraquecimento das fibras capilares – resultando na maior queda dos fios. Além disso, é necessário manter uma distância segura entre a fonte de calor e os cabelos, para evitar possíveis queimaduras.

Utilize produtos adequados para o seu tipo de fio

A hidratação e proteção dos fios é essencial durante o outono, mas é necessário atentar-se ao tipo de produto adequado para cada caso. Pessoas com tendência à oleosidade devem utilizar cremes com menores índices de óleo e shampoos específicos para cabelos oleosos, por exemplo.

Tendo dúvidas sobre a rotina de cuidados indicados para o seu tipo de fio, consulte um especialista. Somente assim você pode evitar a queda e manter a saúde dos seus cabelos.

Tratamentos para queda de cabelo

A queda de cabelo é muito comum, e diversos são os tratamentos que podem ser aplicados para remediar esse problema. Essas medidas podem ser aplicadas durante todo o ano, não apenas no outono. A melhor indicação para cada caso só pode ser feita após uma avaliação profissional.

Fototerapia

Esse tratamento é realizado com um aparelho chamado Higyalux®, que utiliza a luz como meio de estímulo para a oxigenação do couro cabeludo. Ele combate a queda capilar, que pode surgir em épocas como o outono, e a calvície.

A fototerapia produz a bioestimulação do couro cabeludo, aumentando a produção de colágeno e elastina. Além disso, através da terapia fotodinâmica, faz com que a luz e as substâncias químicas do local interajam, eliminando células malignas ou pré-malignas.

Mesoterapia capilar

A mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos no couro cabeludo, e esse processo é feito utilizando microagulhas com diâmetro máximo de 2mm. As substâncias aplicadas atuam na redução da queda capilar.

Medicação via oral

Em alguns casos, a melhor indicação para a queda de cabelos é a ingestão de medicamentos. A sua utilização deve ser feita sob a recomendação médica e respeitando as doses recomendadas. Em geral, esse tipo de tratamento possui períodos predeterminados e a causa motivadora da queda pode não ser apenas o outono.

Por vezes, a suplementação vitamínica também é indicada, já que elas impactam na saúde dos cabelos e do organismo como um todo. Alguns minerais, como o zinco e o silício, também são importantes para a manutenção da saúde dos fios, e a sua ingestão pode ser recomendada.

Produtos de uso tópico

Os produtos tópicos são aqueles aplicados externamente no couro cabeludo ou nos cabelos, como cremes, shampoos e loções. Eles são um meio de tratar a queda ou complementar outros tratamentos. Podem ser específicos para o fortalecimento e hidratação dos fios, em especial quando a queda ocorre devido ao outono.

A Clínica Dra. Telma Giordani é o ambiente perfeito para cuidar da sua beleza com todo o conforto e segurança, oferecendo os mais modernos procedimentos estéticos faciais e corporais; depilação a laser; remoção de tatuagem e protocolos exclusivos de gerenciamento capilar.

Entre em contato

Ficou com dúvida sobre algum tratamento ou tecnologia? Então envie uma mensagem pra gente, vamos adorar conversar com você!

    Open chat