Alguma vez você já ouviu falar que o cabelo cai mais no outono? Por mais que essa pareça ser uma crença popular, isso realmente acontece. O principal motivo é a mudança brusca no clima: da umidade e altas temperaturas do verão, para o ar seco e frio do outono. Quer saber como evitar a queda e manter seus cabelos fortes e saudáveis nessa estação? Então confira o artigo que preparamos!
O couro cabeludo é uma área muito exposta e, portanto, suscetível às mudanças no clima. Durante a troca de estações, esse impacto tende a ser maior, em especial na transição entre sazonalidades frias e quentes.
A composição dos cabelos é feita por duas proteínas principais, a queratina e a melanina. Durante o verão os dias costumam ser mais ensolarados, e quando o couro cabeludo é exposto a essa luz, produz mais melanina. Já durante as estações frias, os dias são mais curtos e nublados, prejudicando a produção da proteína. Dessa forma, o crescimento capilar é prejudicado e os cabelos podem tornar-se mais quebradiços e propensos à queda.
Ainda que a exposição solar possa auxiliar na manutenção da saúde dos fios, quando ela se dá de forma exagerada e desprotegida, pode ser prejudicial. Ao expor os cabelos à radiação UV, o organismo induz o couro cabeludo a entrar na fase telógena (de queda).
O crescimento dos cabelos passa por ciclos e a fase de queda é normal, mas as condições climáticas podem adiantar esse processo. Em geral, costuma-se perder entre 100 e 150 fios de cabelo por dia; já na fase telógena, essa quantidade pode saltar para 600 fios ao dia.
Alguns hábitos adotados nas estações mais frias propiciam a queda dos cabelos. Entendê-los pode auxiliar na prevenção dessa situação que pode ser tão incômoda.
Durante o outono é normal elevar a temperatura da água do banho, porém isso pode aumentar a queda dos cabelos. A água quente irrita o couro cabeludo e pode levar ao ressecamento ou à produção excessiva de óleo.
O ressecamento ocorre devido à redução nos óleos naturais que protegem o couro cabeludo. Já a oleosidade se dá pelo efeito rebote. Esse é um mecanismo de defesa do organismo, que ao perceber uma maior perda de hidratação nos fios, produz óleo de forma exagerada. Assim, há maior propensão para o surgimento de caspa e até mesmo da dermatite seborreica.
A melhor saída é a preferência por banhos mais curtos, mantendo a temperatura da água o mais baixa possível.
Com a predominância do frio, os cabelos demoram mais a secar e a tendência é de que o uso de secadores seja mais frequente no outono do que no verão. Assim como a água, é preciso estar atento à regulagem do seu secador.
Quando a temperatura do aparelho ultrapassa os 80ºC, pode levar ao ressecamento e enfraquecimento das fibras capilares – resultando na maior queda dos fios. Além disso, é necessário manter uma distância segura entre a fonte de calor e os cabelos, para evitar possíveis queimaduras.
A hidratação e proteção dos fios é essencial durante o outono, mas é necessário atentar-se ao tipo de produto adequado para cada caso. Pessoas com tendência à oleosidade devem utilizar cremes com menores índices de óleo e shampoos específicos para cabelos oleosos, por exemplo.
Tendo dúvidas sobre a rotina de cuidados indicados para o seu tipo de fio, consulte um especialista. Somente assim você pode evitar a queda e manter a saúde dos seus cabelos.
A queda de cabelo é muito comum, e diversos são os tratamentos que podem ser aplicados para remediar esse problema. Essas medidas podem ser aplicadas durante todo o ano, não apenas no outono. A melhor indicação para cada caso só pode ser feita após uma avaliação profissional.
Esse tratamento é realizado com um aparelho chamado Higyalux®, que utiliza a luz como meio de estímulo para a oxigenação do couro cabeludo. Ele combate a queda capilar, que pode surgir em épocas como o outono, e a calvície.
A fototerapia produz a bioestimulação do couro cabeludo, aumentando a produção de colágeno e elastina. Além disso, através da terapia fotodinâmica, faz com que a luz e as substâncias químicas do local interajam, eliminando células malignas ou pré-malignas.
A mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos no couro cabeludo, e esse processo é feito utilizando microagulhas com diâmetro máximo de 2mm. As substâncias aplicadas atuam na redução da queda capilar.
Em alguns casos, a melhor indicação para a queda de cabelos é a ingestão de medicamentos. A sua utilização deve ser feita sob a recomendação médica e respeitando as doses recomendadas. Em geral, esse tipo de tratamento possui períodos predeterminados e a causa motivadora da queda pode não ser apenas o outono.
Por vezes, a suplementação vitamínica também é indicada, já que elas impactam na saúde dos cabelos e do organismo como um todo. Alguns minerais, como o zinco e o silício, também são importantes para a manutenção da saúde dos fios, e a sua ingestão pode ser recomendada.
Os produtos tópicos são aqueles aplicados externamente no couro cabeludo ou nos cabelos, como cremes, shampoos e loções. Eles são um meio de tratar a queda ou complementar outros tratamentos. Podem ser específicos para o fortalecimento e hidratação dos fios, em especial quando a queda ocorre devido ao outono.
Médica responsável Dra. Telma Giordani - CRM 32439
Copyright 2021. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação e Marketing Digital.