Estrias: Saiba como elas surgem e os melhores tratamentos

Uma mulher morena segura a lateral de sua coxa, nela existem diversas estrias de cor branca. Ela usa um short branco.

As estrias são problemas estéticos bastante comuns em homens e mulheres, mas ainda assim incomodam e podem abalar a autoestima. Para quem busca uma solução para atenuar essas marcas, selecionamos os melhores tratamentos e explicamos como cada um pode atuar em diferentes casos. Confira:

O que são estrias?

As estrias ocorrem em virtude do enfraquecimento das fibras responsáveis pela firmeza da pele, as quais se rompem causando cicatrizes. As mulheres são mais propensas a tê-las devido a fatores hormonais, como a queda do estrogênio, que resulta na perda de elastina.

Quando mais recentes, apresentam aparência rosácea ou arroxeada e possuem remoção facilitada. Nestes casos, a fibra elástica do tecido ainda se faz presente em quantidade considerável, fazendo com que a recuperação ao estado natural seja facilitada. Já as estrias mais antigas costumam apresentar um tom esbranquiçado – os tratamentos podem suavizá-las, porém o processo é mais demorado devido ao avançado rompimento das fibras locais. Pessoas com pele morena ou negra podem apresentar estrias com um tom mais escuro do que a pele natural.

Causas das estrias

Diversos são os motivos que levam ao surgimento dessas marcas, mas o principal deles é o estiramento repentino do tecido da derme. Alguns exemplos de causadores são:

Ganho de peso:

As cicatrizes resultantes deste processo costumam surgir no abdômen e quadril, já que estes locais são propensos à maior dilatação com o ganho de peso.

Gravidez:

A partir do repentino crescimento da região abdominal, a pele pode sofrer com lesões, consequentemente causando estrias localizadas.

Utilização de próteses e aumento muscular:

O uso de próteses, como as mamárias, e o aumento repentino da massa muscular, causam maior esgarçamento da pele, gerando “cicatrizes”.

Fase de crescimento:

As meninas que entram na fase da puberdade podem sofrer com as estrias, que podem surgir principalmente nas nádegas, coxas e mamas. Em adolescentes que passam pelo chamado “estirão”, o surgimento das marcas pode ocorrer devido ao acentuado crescimento corpóreo, fazendo com que as estrias surjam em regiões dorsais.

Estrias possuem tratamento, conheça os principais:

Radiofrequência Fracionada:

Neste tratamento, ondas eletromagnéticas fazem furos microscópicos na pele, estimulando o processo de cicatrização para a produção de colágeno e diminuindo a aparência das estrias. A quantidade de sessões varia de acordo com o resultado pretendido. Após o procedimento, é necessário evitar a exposição ao sol durante alguns dias e as atividades físicas podem ser retomadas em até uma semana.

Mesoterapia:

Sendo mais indicada para as estrias brancas, a Mesoterapia estimula a produção de colágeno através da aplicação de medicamentos na derme ou no tecido adiposo. A escolha das substâncias adequadas para o melhor resultado é feita pelo médico responsável pelo procedimento. Esse tratamento leva em média sete sessões para ser concluído.

Microagulhamento:

A técnica de microagulhamento utiliza microagulhas que entram em contato com a superfície da pele causando furos minúsculos, nos quais é inserido o cosmético adequado para o tratamento. Esse processo incentiva a produção de colágeno pelo organismo, promovendo a melhor sustentação e consistência da região aplicada. As sessões duram de 30 minutos a uma hora, e devem ser realizadas com intervalos de um mês entre cada aplicação.

Drug Delivery:

Auxilia na absorção de substâncias e princípios ativos químicos no corpo. O tratamento é indolor, já que faz uso de agulhas muito finas para a aplicação de substâncias que auxiliam a pele a tratar problemas como cicatrizes, flacidez e estrias (o método é feito a partir de microagulhamento).

Além dos processos já citados, a ingestão adequada de água e uma dieta balanceada ajudam na prevenção das estrias. A escolha do tratamento apropriado em cada caso deve ser feita em conjunto com seu médico.

A Clínica Dra. Telma Giordani é o ambiente perfeito para cuidar da sua beleza com todo o conforto e segurança, oferecendo os mais modernos procedimentos estéticos faciais e corporais; depilação a laser; remoção de tatuagem e protocolos exclusivos de gerenciamento capilar.

Entre em contato

Ficou com dúvida sobre algum tratamento ou tecnologia? Então envie uma mensagem pra gente, vamos adorar conversar com você!