Peeling profissional X Peeling caseiro

Duas mulheres brancas estão ao centro de um consultório. Uma delas tem touca no cabelo e está deitada em uma maca. A outra mulher está de pé, tem cabelos escuros e aplica um produto no rosto da mulher deitada.

O peeling é um método praticado em clínicas profissionais de dermatologia e estética, mas são comumente encontradas receitas e produtos indicados para aplicação caseira na internet. Mas afinal, qual a diferença entre o peeling profissional e o caseiro? Neste artigo você vai entender a diferença entre os dois métodos.

O que é Peeling?

Peeling é o procedimento utilizado visando a renovação celular da pele, a fim de se obter uma aparência mais jovial. O resultado é atingido através da remoção da camada superficial da derme, com a utilização de substâncias específicas que eliminam células mortas. Existem também os peelings de descamação média e profunda, que costumam ser realizados em aplicação única, conforme avaliação médica.

Peeling Caseiro:

Pode ser feito através de receitas com ingredientes abrasivos que promovem a esfoliação do tecido. São mais comumente utilizados o café, açúcar, aveia e outros grãos, juntamente de óleos, cremes ou líquidos. A mistura é aplicada no rosto e, com o auxílio de massagem em movimentos circulares, realiza a remoção de substâncias da pele.

Também é possível ser realizado com a utilização de dermocosméticos indicados para esse fim. O ácido retinóico é muito utilizado, sendo indicado para o tratamento do envelhecimento da pele, acnes e melasma. Variados tipos estão disponíveis no comércio, mas lembre-se de sempre consultar seu médico de confiança para obter os resultados desejados e não prejudicar a sua pele.

Por não atingir camadas tão profundas da pele, o peeling caseiro pode ter resultados mais superficiais e necessitar de um maior período para alcançar melhoras em problemas como as manchas, por exemplo.

Quais os perigos do peeling caseiro?

A orientação de um profissional é fundamental em qualquer tratamento estético. Quando feito em casa, o peeling pode causar alergias e reações adversas em pessoas com peles sensíveis. Se realizado com o manuseio de ácidos e outros químicos, o risco de intoxicação também é presente, por isso sempre busque ajuda de um médico ao necessitar de intervenções estéticas.

Peeling Profissional:

Em comparação ao caseiro, o peeling aplicado em clínicas profissionais possui diversas vantagens e promove maior segurança ao paciente. O profissional da saúde avalia caso a caso para identificar qual método é mais adequado para a solução pretendida.

Existem dois tipos mais conhecidos na atualidade: o de diamante e o químico.

Peeling Químico

O peeling químico utiliza agentes que retiram as camadas de células mortas e as partes danificadas da pele promovendo a renovação celular. Este tipo de tratamento pode ser utilizado no rosto, nas mãos e no pescoço. É indicado especialmente para a remoção de manchas, melhora na aparência de rugas e cicatrizes.

Existem diversos ativos utilizados para diferentes casos. A Solução de Jessner e o ácido glicólico são indicados no peeling médio ou superficial, e tratam as rugas finas e alguns tipos de manchas. O fenol é indicado para peles claras que possuam muitas rugas, e tem ação profunda na pele. O ácido salicílico é indicado para peeling superficial, melhorando o aspecto da pele, atenuando manchas e rugas finas, e auxiliando no controle da acne. Mas cabe ao médico avaliar qual será mais eficiente em cada caso.

Peeling de Diamante

O peeling de diamante é realizado através de um aparelho específico que remove células mortas da pele, promovendo a renovação celular e a esfoliação profunda da pele. Pode ser aplicado em qualquer tom de pele e é indicado para o rosto, pescoço, colo, braços e costas.

Apesar de possuir semelhanças com o peeling químico e a com a limpeza de pele, possui processos diferentes. Neste processo não são utilizados ativos químicos e algumas etapas da limpeza de pele não são realizadas durante o peeling de diamante.

Para qualquer um dos procedimentos citados neste artigo, é imprescindível a avaliação médica para direcionar o seu caso. Assim, você tem a garantia de obter os melhores resultados possíveis.

A Clínica Dra. Telma Giordani é o ambiente perfeito para cuidar da sua beleza com todo o conforto e segurança, oferecendo os mais modernos procedimentos estéticos faciais e corporais; depilação a laser; remoção de tatuagem e protocolos exclusivos de gerenciamento capilar.

Entre em contato

Ficou com dúvida sobre algum tratamento ou tecnologia? Então envie uma mensagem pra gente, vamos adorar conversar com você!

    Open chat