Fios de PDO

Fio Lifting Dra Telma Giordani

O que são os Fios de PDO?

Os Fios de PDO são fios elásticos, que promovem a sustentação do tecido facial sem a necessidade de cirurgia. Com origem na Coreia do Sul, os Fios de PDO foram inspirados na técnica utilizada para suturar as operações cardíacas e atuam na definição dos traços, redução de rugas e restauração do volume facial com o reposicionamento dos tecidos. Os Fios de PDO também permitem a elevação imediata e natural de diversas áreas, como mandíbula, pescoço, bochechas e supercílio.

Como funcionam os Fios de PDO?

Os Fios de PDO são introduzidos por pequenos furos feitos com agulha e ancorados na membrana que reveste o osso, tracionando a pele e provocando efeito lifting imediato. Eles estimulam a produção de colágeno e produzem uma espécie de malha no rosto, que previne e ameniza os sinais do envelhecimento facial.

Quais tipos de fios podem ser utilizados no procedimento?

Existem dois tipos de fios. Um deles é o Beauty Line, que possui design orgânico, não é absorvido pelo organismo e não é biodegradável. O outro fio utilizado é a Sutura Silhouette, que é feito de ácido polilático, é biodegradável e reabsorvível.

Indicações dos Fios de PDO

Graças ao efeito de lifting facial e aumento do colágeno proporcionados pelos Fios de PDO, o procedimento é indicado para diversas situações, como:

  • Tratamento da flacidez facial;
  • Melhora do contorno mandibular;
  • Diminuição de rugas e linhas de expressão;
  • Arqueamento das sobrancelhas (Foxy Eyes);
  • Tratamento dos sinais do envelhecimento, tornando a aparência mais jovial;
  • Redução da papada e das linhas horizontais no pescoço.

Quais os cuidados pré-tratamento?

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a aplicação dos Fios de PDO não demanda cuidados expressivos antes do tratamento, apenas precauções que garantem resultados melhores. Por exemplo: avaliar se o rosto não sofre com algum processo inflamatório (postulas, dermatite ou psoríase) e evitar a ingestão de anticoagulantes.  

Como é o tratamento?

O primeiro passo para a aplicação dos Fios de PDO é a anestesia local, utilizada para que o paciente tenha o máximo conforto e não sinta dores durante o procedimento. O processo pode ser feito no consultório médico e não demanda internação.

Os fios são colocados com o auxílio de pequenas agulhas, que depositam as estruturas sob a pele. Todo o processo tem duração média de 20 minutos e o paciente pode retornar às atividades cotidianas, logo após o procedimento.

Quais os cuidados pós-tratamento?

Cada caso demanda cuidados específicos, de acordo com a técnica utilizada. Em geral, é recomendável evitar movimentos faciais bruscos e repetitivos, como abrir muito a boca, por exemplo. Os Fios de PDO podem causar pequenos hematomas, especialmente na área penetrada pelas agulhas, mas elas podem ser cobertas por maquiagem 24 horas após o tratamento. Além disso, é preciso dormir com o rosto voltado para cima e evitar a exposição ao calor excessivo. Como os fios são absorvidos de forma lenta pelo organismo, seu efeito dura até dois anos.

Os Fios de PDO oferecem riscos?

Após o procedimento existe a possibilidade de ocorrerem hematomas e inchaço, que desaparecem em poucos dias. Os Fios de PDO são contraindicados em casos específicos, como uso de anticoagulantes, infecções no local de aplicação, gravidez ou lactação, presença de diabetes, hipertensão ou doenças imunes não controladas.

Quanto tempo duram os Fios de PDO?

Os resultados dos Fios de PDO são gradativos e naturais, com as primeiras mudanças perceptíveis a partir da terceira semana pós-procedimento, melhorando progressivamente até o terceiro mês. A aplicação dura cerca de dois anos e precisa de sessões de manutenção para manter a aparência jovial.

Quanto custam os Fios de PDO?

O preço do Fios de PDO varia de acordo com o número de sessões realizadas pelo paciente, assim como, do nível do problema. Por isso, é imprescindível uma avaliação médica com um profissional capacitado, para realizar o diagnóstico de cada paciente.

Fale Conosco!